Categorias taxonômicas (taxon):
- Taxonomia é a ciência que classifica os seres vivos.
- Ela estabelece critérios para classificar todos os animais e plantas sobre a Terra em grupos de acordo com as características fisiológicas, evolutivas e anatômicas e ecológicas de cada animal ou grupo animal.
Regras de NOMECLATURA:
- A designação dos taxa é feita em língua latina, caso contrário deve-se latinizar a palavra.
- Nomenclatura binominal. O nome científico deve ser composto por duas palavras, a primeira para designar o gênero e a segunda, o nome específico. Por exemplo, cães e lobos pertencem ao mesmo gênero, Canis. Seus nomes serão, respectivamente, Canis familiaris e Canis lupus – já indicando a relação de semelhança entre eles.
- As subespécies têm um nome composto por três nomes, ou seja, um trinome, colocados pela seguinte ordem: nome genérico, descritor específico e descritor subespecífico. Exemplo: Rhea americana alba, onde alba é a subespécie.
- Os nomes científicos devem ser sempre escritos em itálico, como em Homo sapiens. Quando manuscritos, ou quando não esteja disponível a opção de escrita em itálico, devem ser sempre sublinhados.
- O primeiro termo, o nome genérico é sempre escrito começando por uma maiúscula, enquanto o descritor específico (em zoologia, o nome específico, em botânica o epíteto específico) nunca começa por uma maiúscula, mesmo quando seja derivado de um nome próprio ou de uma designação geográfica.
- Em textos acadêmicos e científicos, a primeira referência a um taxon, nomeadamente a uma espécie, é seguida da sobrenome do cientista que primeiro validamente o publicou (na zoologia) ou da sua abreviatura padrão (botânica e micologia). Se a espécie teve a sua posição taxonômica alterada por inclusão em gênero diferente do original, o sobrenome ou a abreviatura padrão do autor original e a data de publicação original são fornecidos em parênteses antes da indicação de quem publicou o novo nome.
Parabéns, muito bom e simplificado.
ResponderExcluirParabéns, muito bom e simplificado.
ResponderExcluirParabéns,aqui é facil de perceber...
ResponderExcluir