sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Gimnospermas


A Gimnospermas são plantas que conquistaram definitivamente o ambiente terrestre. Possuem estruturas e reprodução características que você pode conhecer no resumo a seguir.


Trata-se de um grupo de plantas que formam sementes nuas, isto é, não encerradas em ovários. São representadas atualmente por 820 espécies viventes, com cerca de80 gêneros e tiveram seu apogeu no Triássico e Jurássico.
Novidades evolutivas nas estruturas da planta em relação às briófitas e pteridófitas, vegetais mais primitivos:
1- Apresentam  metagenese (alternância de gerações n e 2n) pouco nítidas;
2- Esporófito é o vegetal verde, complexo e duradouro e o gametófito um vegetal muito reduzido e dependente do esporófito.
3- Não dependem da água para a fecundação;
4- Formam estróbilos e sementes, mas nunca produzem frutos.
As Principais Características das Gimnospermas são:
A polinização é feita pelo vento (Anemofilia) ou por insetos pouco especializados(besouros), daí a grande quantidade de grãos de pólen formados. As estruturas envolvidas na reprodução das gimnospermas são osestróbilos, ramos terminais modificados, que possuem folhas férteisdenominadas esporófilos, produtoras de esporos.
O Esporófito tem aspecto arbustivo ou arbóreo; possui raiz, caule, folhas ( reduzidas em forma de escamas). Já os Gametófitos são dióicos (sexos separados), o Microprotalo ou tubo polínico (masculino) e o macroprotalo ou saco embrionário (feminino).
Já o feminino consta de um eixo em torno do qual se inserem megaesporofilos que produzem óvulos. Exemplo: No pinheiro é a Pinha.
* Ciclo da Vida com Reprodução Haplodiplobionte:

O exemplo mais representativo é o do Pinheiro no qual a semente é o óvulo fecundado, chamado Pinhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário